Departamentos Tiro ao Prato

É praticado com espingarda calibre 12", sendo que o alvo é um disco de gesso ou similar, lançado ao alto por equipamento propulsor, simulando a caça. Abrange cinco modalidades: Fossa Olímpica, Fossa Double, Skeet, Trap Single e Trap Double.
Confira o Calendário de 2016 no http://portal.fgct.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=84:calendarios-de-provas&Itemid=413

Fossa Olímpica

A Fossa Olímpica se divide em 5 posições, sendo que, para cada posição se encontra 3 máquinas lançadoras de pratos enterradas em uma fossa a 15 metros de distância do atirador. As máquinas lançam os pratos variando em ângulo de 45° para esquerda até 45° para direita.

Fossa Double

Modalidade muito semelhante à Fossa Olímpica, sendo que aqui são lançados dois pratos simultâneos. O atirador possui um disparo para cada alvo e os pratos são lançados com um ângulo de 10° entre si, dentro de um intervalo de 0 a 1 segundo após o comando do atirador.

Skeet

Nessa modalidade, os alvos são arremessados a partir de duas casas, uma baixa e outra alta. O atirador dispara nos 25 alvos em 8 posições dispostas em uma meia lua com o ponto central localizado no meio das duas casas. O atirador tem direito a um disparo por alvo antes que este chegue à casa oposta de onde foi lançado.

Trap Single

Modalidade onde é lançado um alvo a partir de uma casamata semienterrada a 15 metros do atirador. A direção do prato a ser lançado é totalmente desconhecida pelo atirador, por isso, essa modalidade é chamada de Trap, ou seja "armadilha", em inglês.

Trap Double

Semelhante ao Trap Single, sendo que nessa modalidade são lançados dois alvos simultaneamente e seguem caminhos definidos, geralmente em 35 graus à esquerda e à direita imediatamente. O atirador fica a 15 metros atrás da casa que libera os alvos.

voltar

Veja Outras áreas de lazer.